Máquinas CNC
Tipos de sensores em máquinas CNC: funções e aplicações

Em máquinas no geral, o uso dos sensores é fundamental e indispensável, pois por meio deles é possível manter um controle da aplicação, referenciar a máquina, realizar rotinas (como a rotina de Home) e dentre várias outras funcionabilidades, que variam de acordo com a necessidade do projeto.
Nesse texto, vamos conhecer os principais sensores utilizados em máquinas CNC e suas determinas funções!

Sensores para fim de curso
Os sensores para fim de curso são componentes que detectam quando um percurso chegou ou está próximo do fim, é de grande importância pois ele impede possíveis colisões que podem vir a ocorrer nas movimentações ou durante a execução de alguma rotina.
Os modelos mais utilizados para essa função são: sensor mecânico e sensor de proximidade*.
No Mach3, é possível configurá-los indo em “INPUT SIGNALS” (em português, sinais de entrada) nas marcações dos eixos descritos com “++” ou “- -“, que indica as duas extremidades do eixo de uma máquina.

Sensores para Home
Esses sensores são essenciais pois por meio deles é possível realizar o referenciamento das máquinas. O termo “Home” é utilizado para nomear a rotina de referenciar a máquina até seu ponto de partida, como se ela estivesse “em casa”. Por conseguinte, os sensores dedicados a essa função tem por finalidade avisar que a carga ou eixo já está no seu local de partida (que não necessariamente é o início da estrutura da máquina).
São mais utilizados, nesse caso, os sensores de proximidade.
No Mach3, também na parte de “Input Signals”, é possível configurar o Home de cada eixo da máquina.

Esse sensor é dedicado para uma função exclusiva: preset de ferramentas. O probe geralmente é utilizado para referenciamento do eixo Z, ele é acoplado no sentido em que a ferramenta toca. Assim que é pressionado, ele envia um sinal para o controlador ou comando zerar o eixo respectivo (normalmente, o Z) de forma automática. Essa funcionabilidade é muito prática, principalmente em máquinas Routers CNC.
Ele baseia-se numa tecnologia por contato, além de possuir um formato único. É possível configurá-lo por meio do Mach3, também no setor “Input Signals”.


Sensores de proximidade são sensores dedicados a captar determinados tipos de presença. Existem diversos modelos, cada um com uma determinada tecnologia investida:
- Sensor de Proximidade Indutivo: Este sensor cria um campo eletromagnético ao redor de uma bobina. Quando um objeto metálico se aproxima, ele gera correntes elétricas induzidas no objeto, permitindo a detecção.
- Sensor de Proximidade Capacitivo: Baseia-se em mudanças na capacitância para detectar objetos próximos.
- Sensor de Proximidade Ultrassônico: Utiliza ondas sonoras para medir a distância até um objeto.
- Sensor Magnético de Proximidade: Detecta campos magnéticos gerados por objetos metálicos.
- Sensor Óptico de Proximidade: Utiliza luz (infravermelho ou laser) para detectar objetos.
