Máquinas CNC
Motor spindle ATC: O que é, como funciona, vantagens

O motor spindle é um motor elétrico de alta frequência utilizado para usinagens de materiais de baixa ou alta dureza. Por ser de alta frequência, isso impossibilita a ligação desse em sistemas de partida direta iguais a motores elétricos tradicionais (ex: gaiola de esquilo). Em visto disso, o controle desse motor deve ser feito utilizando um inversor de frequência configurado de acordo com suas características, a fim de obter um melhor controle e desempenho do Spindle.
Como funciona o sistema ATC?
Em um equipamento CNC normalmente são utilizadas várias ferramentas para usinagem de peças, sendo necessário realizar a substituição delas diversas vezes ao dia. O motor spindle ATC possui um sistema de troca rápida de ferramenta, agilizando e facilitando este processo.
Esse motor é composto normalmente por um sistema hidráulico ou pneumático que, por meio de um mecanismo, realiza a abertura e fechamento de uma garra interna que faz a fixação do cone porta ferramenta. Além disso, ele possui sensores que são responsáveis por monitorar quando a garra está aberta ou fechada, ideais para aplicar lógicas elétricas de maneira a aumentar a segurança do equipamento ou até mesmo realizar uma troca automática de ferramenta.

Vantagens
A principal vantagem da utilização de um motor spindle ATC é o aumento da capacidade de produção fornecido pelo equipamento, onde a troca é realizada de forma mais dinâmica. Se o controlador do motor possuir rotinas para troca de ferramenta, esse irá facilitar a automatização da substituição de ferramentas, deixando o equipamento ainda mais independente.
