Automação Industrial
Motion Control: O que é, exemplos

O Controle de Movimento (Motion Control) envolve sistemas que possuem movimentação nas partes das máquinas e nos processos que exigem alta precisão. Esse tipo de controle é muito utilizado em máquinas de manufatura para diversos segmentos como flexografia, corte e solda, envase, injeção e principalmente na área da robótica, como robôs articulados e cartesianos.
Sistema Motion Control
Os principais componentes de um sistema de controle envolvem um controlador lógico programável (CLP), responsável pelo controle de posição, velocidade ou sincronismo de eixos com precisão, e um acionamento geralmente eletromecânico como Servo Motor ou Motor de Passo para realizar o movimento.
Ao todo, podemos realizar a montagem de dois tipos de sistema com o controle de movimento, sendo eles Sistemas de Malha Aberta e Sistemas de Malha Fechada. Um sistema com malha aberta pode constituir um CLP e um Motor de Passo por exemplo, onde o CLP realizaria o controle de movimentação preciso sem nenhum feedback de posicionamento em tempo real do motor de passo.
Um sistema de malha fechada, pode constituir um CLP e um Servo Motor, onde seu Servo Driver iria oferecer a realimentação ou feedback de posicionamento e velocidade com seu encoder, através de uma ligação digital ou leitura por protocolo de comunicação como MODBUS ou Ethercat-IP
O Controle de Movimento ou Motion Control, se tornou uma função cada vez mais essencial na indústria, e junto com essa função, os Controladores Lógicos Programáveis (CLP) se tornaram cada vez mais modernos e cheios de recursos, para facilitar a integração e movimentação de diversas linhas de produção do mercado.

Os CLP's Policomp oferecem diversas funções para controle de movimento, como controle de posicionamento, leituras rápidas para encoders, sincronismo mestre-escravo de 2 eixos, interpolação linear e arco e blocos de CAME Eletrônico para diversas aplicações.
