Automação Industrial
Driver Controlador-IO Digital: independência e praticidade


O driver controlador ou driver -IO é um dispositivo eletrônico que fornece um controle de velocidade independente, além de garantir a corrente ideal para seu motor. Diferentemente dos controladores tradicionais, esse modelo traz uma aplicação inovadora onde os movimentos do motor são controlados não por pulsos, mas sim por um sinal digital nas suas entradas, ideal para aplicações simples que exigem velocidade e ótimo controle. Tal componente não precisa obrigatoriamente de algum controlador externo (CLP, software...), visto que apenas um botão já possibilita o acionamento do motor.
Funcionamento
Esse driver atua em conjunto com o motor de passo. Sua alimentação é feita por fonte chaveada, onde o range de tensão varia de acordo com o modelo.
Nas entradas de sinal, temos uma entrada dedicada a alimentação 24v e duas entradas dispostas em 4 fases (IN1+, IN1-, IN2+ e IN2-), tais entradas são dedicadas ao recebimento dos sinais e sua lógica funciona de acordo com a configuração determinada no Deep Switch (explicação no próximo parágrafo). Possui saída de alarme e entrada de Enable.
Configurações
O Driver dispõe de 11 chaves configuráveis, com as respectivas funções: controle de corrente, RPM, comando manual ou automático, lógica versão 1 ou 2 e rampa de aceleração.
As 3 primeiras chaves servem para indicação da corrente. Para escolher a opção certa, deve-se sempre respeitar a corrente do motor e, assim como a tensão de alimentação, o range de corrente do driver varia de acordo com o modelo. Na estrutura do driver ou em seu datasheet podemos encontrar a tabela com as correntes disponíveis.
A quarta chave configura se o driver vai trabalhar com meia corrente ou com a corrente total.

Os switchs de 5 a 8 determinam a velocidade. Assim como a corrente, existe uma tabela impressa na carcaça do driver, também disponível no manual, apresentando todas as variações de RPM, com mínima de 10RPM e máxima de 1000RPM.

A chave 9 controla se o driver irá trabalhar de maneira automática ou manual. No modo automático (Auto Run), haverá uma pequena simulação do funcionamento do motor de passo, esse ficará indo para a esquerda e depois para a direita de forma contínua (sem nenhuma medida específica). No modo manual, o driver aceitará comandos apenas das entradas digitais (External io).
A chave 10 é responsável pelos modos de atuação das entradas. De acordo com o esquema abaixo, podemos observar a diferença de performance dos 2 estados disponíveis:

A chave 11 determina a rampa de aceleração. O driver conta com dois tipos de rampa, onde a Acceleration 0 representa uma aceleração mais curta e Acceleration 1 representa uma aceleração mais suave e longa.

O driver controlador IO possibilita utilizar o motor de passo de uma maneira excepcional, trazendo praticidade para aplicações simples e, dependendo da aplicação, independência de acionamento.
