11 94079-7931

SIGA-NOS
Formulário de Contato

Automação Industrial

Controle PID: O que é, aplicações, PID no CLP Policomp

O que é PID? 
O Sistema PID é um controle proporcional com ação integral e derivativa, onde o resultado dessa equação é usado para um melhor controle de estabilidade de uma variável manipulada.
Por conta dos benefícios deste tipo de sistema, o controle PID se tornou muito utilizado para controle de processos industriais de circuito fechado, minimizando ou corrigindo qualquer variação de maneira automática para manter a estabilidade no processo.

Funcionamento
De maneira básica, os controladores PID vão utilizar 3 tipos de controle de processo. São eles:
 P - Proporcional: Controle que realiza variação da sua saída com base no erro que o sistema apresenta comparado com o SetPoint, sendo sempre proporcional a esse erro.
 I - Integral: Controle que mantém a velocidade de correção proporcional ao erro, corrigindo o tempo de correção para se manter estável com o SetPoint.
 D - Derivativo + Proporcional: O controle Derivativo sempre irá trabalhar com o Proporcional. Neste controle, a correção irá se basear no erro como o proporcional, mas terá um controle de rampa para diminuir ou aumentar a variação de acordo com a diferença do SetPoint para a saída manipulada.

Tipos de Controlador
Os tipos de controle utilizado na maioria dos processos são:
  On/Off - Método de controle para ligar/desligar uma saída de acordo com
a "comparação" do valor definido pelo valor real.
  Proporcional - Método de controle com valor manipulável na saída do
controlador para manter de maneira precisa, o valor definido igual ao
valor real.
  Tipo Padrão - Método que une o controle proporcional através do controle
integral e derivativo, com o objetivo de compensar qualquer modificação ou
alteração de maneira automática em tempo real, mantendo o valor definido
igual ao valor real.



Controle PID no CLP
Nossas linhas de CLP Slim e Clássica possui diferentes blocos com controle PID para controle de variação em valores definidos, oferecendo precisão e estabilidade.
Seguindo a Norma IEC 61131-3, os CLPs Policomp possuem blocos de controle PID para aplicações específicas, facilitando o uso e programação no software.

Controle de Temperatura Difusa (FTC)

O bloco "Controle de Temperatura Difusa" irá trabalhar com o controle proporcional para manter a temperatura de acordo com o valor do SetPoint. Através do Modo de controle podemos alterar se iremos controlar um aquecedor (bit = 0), ou um refrigerador (bit = 1), mudando os valores do controle na saída.

Controle de Válvula (VC)
O bloco para Controle de Válvula, irá trabalhar com controle integral e comando ON/OFF para acionamento de válvulas. O bloco possui entradas para acionamento de Fim de Curso do Avanço e Recuo, assim como, um modo JOG para acionar o avanço ou recuo da válvula pelo tempo configurado no “Ts”.

Controle PID (PID)

O bloco de Controle PID irá realizar o cálculo considerando os dados proporcional, integral e derivativo para fazer o controle na saída com o comando do tipo padrão, variando a saída para manter igual ao valor do SetPoint. O bloco possui limites máximos e mínimos para a entrada e saída manipulada assim como um acionamento no pino “Act”, para inverter o controle da saída de acordo com o valor da entrada (Caso o valor medido seja maior, a saída manipulada irá aumentar o valor de controle, e vice-versa).

PID no CLP Policomp
O controle PID é utilizado para diversos controles de processos industriais, onde o CLP se encaixa para oferecer estabilidade e precisão durante o processo.
Além do controle, nossa linha de CLP conta com Módulos de Expansão para Leitura de Sensores de Temperaturas Resistivos e Termopares.
Consulte nossa linha de CLP e Módulos de Expansão compatíveis no nosso site na categoria “CLP”.
 

Deixe o seu comentário

0Comentários

« Voltar